quinta-feira, 12 de março de 2009

Vaca Estrela boi Fubá - Patativa do Assaré





Olá irmãos quadrilheiros,

Neste pequeno artigo quero aqui homenagear um grande ícone do Nordeste que com suas palavras expressava tão bem o retrato do nordeste ( em décadas passadas ) , o grande poeta, Patativa do Assaré. Muitas das vezes estamos ouvindo uma música gostosa, agradável... sendo interpretada por um cantor famoso, e, por não termos conhecimento de causa falamos aos nossos amigos : essa música do "cantor x" é muito boa... com isso deixamos esquecido o verdadeiro sentido de sua criação ( quanto obra ) , que é o sentimento do artista ao escrever tais palavras, assim eu já vi acontecer com a música “vaca estrela e boi fubá” , essa que é uma obra de arte deste que aqui saúdo por sua incomparável sensibilidade para com o nosso torrão, o nosso povo, os nossos costumes, parabéns patativa por onde quer que você esteja, você sempre será lembrado por todos aqueles que amam o nordeste.

Bom pessoal, é de nossa responsabilidade manter viva na memória dos nossos descendentes essas informações para que assim o nosso povo nordestino seja sempre Nordeste ... nordeste.. nordeste....

Assim deixo aqui esse poema que tornou – se musica de Patativa do Assaré. Em outra oportunidade estarei falando um pouco sobre sua vida. Até mais irmãos quadrilheiros.

Vaca Estrela e Boi Fubá
Patativa do Assaré
Composição: Patativa do Assaré



Seu doutor me dê licença pra minha história contar.

Hoje eu tô na terra estranha, é bem triste o meu penar

Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar.

Eu tinha cavalo bom e gostava de campear.

E todo dia aboiava na porteira do curral.


Ê ê ê ê la a a a a

ê ê ê ê Vaca Estrela,

ô ô ô ô Boi Fubá.


Eu sou filho do Nordeste ,

não nego meu naturá

Mas uma seca medonha me tangeu de lá pra cá

Lá eu tinha o meu gadinho,

num é bom nem imaginar,

Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá

Quando era de tardezinha eu começava a aboiar


Ê ê ê ê la a a a a

ê ê ê ê Vaca Estrela,

ô ô ô ô Boi Fubá.


Aquela seca medonha fez tudo se atrapalhar,

Não nasceu capim no campo para o gado sustentar

O sertão esturricou,

fez os açude secar

Morreu minha Vaca Estrela,

já acabou meu Boi Fubá

Perdi tudo quanto tinha,

nunca mais pude aboiar


Ê ê ê ê la a a a a

ê ê ê ê Vaca Estrela,

ô ô ô ô Boi Fubá.


Hoje nas terra do sul,

longe do torrão natá

Quando eu vejo em minha frente uma boiada passar,

As água corre dos olho,

começo logo a chorá

Lembro a minha Vaca Estrela

e o meu lindo Boi Fubá

Com saudade do Nordeste,

dá vontade de aboiar


Ê ê ê ê la a a a a

ê ê ê ê Vaca Estrela,

ô ô ô ô Boi Fubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário